15 de dezembro de 2012

Ganesha o deus elefante.

Vamos começar com um novo marcador que irá abranger os deuses e suas culturas. Pra começar vai pra vocês o conhecido deus elefante hindu o Ganesha. 

Ganesha

Ele tem corpo de menino e cabeça de elefante. O formato não é por acaso. Ganesha aprendeu a lutar e se tornou guardião dos aposentos do pai, Shiva.

A mais conhecida história é provavelmente aquela encontrada no Shiva Purana (livro de textos religiosos do hinduísmo). Uma vez, quando sua mãe Parvati queria tomar banho, não havia guardas na área para protegê-la de alguém que poderia entrar na sala. Então ela criou um ídolo na forma de um garoto, esse ídolo foi feito da pasta que Parvati havia preparado para lavar seu corpo. A deusa infundiu vida no boneco, então Ganesha nasceu. Parvati ordenou a Ganesha que não permitisse que ninguém entrasse na casa e Ganesha obedientemente seguiu as ordens de sua mãe. Dali a pouco Shiva retornou da floresta e tentou entrar na casa, Ganesha parou o Deus. Shiva se enfureceu com esse garotinho estranho que tentava desafiá-lo. Ele disse a Ganesha que ele era o esposo de Parvati e disse que Ganesha poderia deixá-lo entrar. Mas Ganesha não obedecia a ninguém que não fosse sua querida mãe. Shiva perdeu a paciência e teve uma feroz batalha com Ganesha. No fim, ele decepou a cabeça de Ganesha com seu Trishula (tridente). Quando Parvati saiu e viu o corpo sem vida de seu filho, ela ficou triste e com muita raiva. Ela ordenou que Shiva devolvesse a vida de Ganesha imediatamente. Mas, infortunadamente, o Trishula de Shiva foi tão poderoso que jogou a cabeça de Ganesha muito longe. Todas as tentativas de encontrar a cabeça foram em vão. Como último recurso, Shiva foi pedir ajuda para Brahma que sugeriu que ele substituísse a cabeça de Ganesha com o primeiro ser vivo que aparecesse em seu caminho com sua cabeça na direção norte. Shiva então mandou seu exército celestial (Gana) para encontrar e tomar a cabeça de qualquer criatura que encontrarem dormindo com a cabeça na direção norte. Eles encontraram um elefante moribundo que dormia desta maneira e após sua morte, tomaram sua cabeça, e colocaram a cabeça do elefante no corpo de Ganesha trazendo-o de volta à vida. Dali em diante ele é chamado de Ganapathi, ou o chefe do exército celestial, que deve ser adorado antes de iniciar qualquer atividade.


A história explica porque esse deus é adorado e reverenciado pelos indianos. Ganesha representa a sabedoria para enfrentar desafios e a superação dos obstáculos. Na Índia, ele permanece nas portas dos templos e das casas a fim de protegê-las. Quando os indianos querem abrir um negócio ou mesmo conquistar um emprego entoam mantras para ele.
Sua figura é cheia de significados. A cabeça grande em cima de um corpo de menino representa a sua capacidade intelectual e sabedoria. Já a barriga está ligada a sua capacidade de engolir, digerir e assimilar obstáculos. O ratinho nos pés simboliza o Ego e os seus desejos, afinal, ele rouba comida constantemente, mais do que pode comer, por isso ele sempre está olhando para cima e aguardando a permissão de Ganesha para comer os objetos.

Post: Wesley M.

1 comentários:

ALINE SILVA disse...

oi

Postar um comentário